PM/BA: concurso para soldados pode ficar para 2017

A realização do próximo concurso da Polícia Militar da Bahia (PM/BA), prevista para ter início ainda este ano,  pode acabar ficando para 2017. A seleção foi anunciada pelo governador Rui Costa  em 26 de outubro de 2015, durante bate-papo com internautas por meio de uma rede social. Porém, até o momento não foi autorizada oficialmente, nem mesmo anunciada a oferta de vagas.

Além disso, o governador confirmou, recentemente, que o governo está impedido temporariamente de realizar novas contratações, em decorrência da lei de responsabilidade fiscal.  Explica que o total destinado à folha de pagamento de servidores ultrapassou o limite prudencial de 46,17% do total de gastos do governo, atingindo 48%. Com isto, o novo concurso somente poderá ocorrer quando esta situação puder ser revista.

apostila-da-policia-militar-da-bahia

Para concorrer ao cargo é necessário possuir ensino médio,idade de 18 a 30 anos até a data da matrícula para o curso de formação,carteira de habilitação categoria “B” e altura mínima de 1,65m parahomens e 1,60m para mulheres. A remuneração inicial de R$ 2.197,78.

Embora o número de vagas não esteja definido, a expectativa é de que o concurso, quando ocorrer, conte com uma oferta generosa, tendo em vista que no concurso anterior, realizado em 2012, foram 2 mil oportunidades.

Quem pretende participar já pode dar início aos estudos, tendo como base o conteúdo programático cobrado na ocasião.

A organizadora foi a Fundação Carlos Chagase a seleção foi composta de duas etapas, compostas de provas objetivas e dissertativas. A primeira contou com 80 questões, versando sobre língua portuguesa, raciocínio lógico-quantitativo, história do Brasil,geografia do Brasil e Atualidades, além de noções de direitos constitucional, direitos humanos, direito penal e noções de igualdade racial e de gênero. Já a parte discursiva foi composta de redação.

Os aprovados foram submetidos a um curso de formação profissional.

 

Compartilhar