PM-BA forma aspirantes a oficiais baianos e sul mato grossenses

Polícia Militar da Bahia (PM-BA) formou, na noite desta terça-feira (13), 29 aspirantes a oficial, em cerimônia na Área Cívica da Vila Militar do Bonfim (VPMB), em Salvador. Os novos aspirantes – 19 militares do Mato Grosso do Sul (MS) e 10 da Bahia – estão prontos para iniciar o estágio probatório sob acompanhamento da Academia de Polícia Militar, por um período de um ano, até assumirem o posto de tenente, que é o oficial responsável pela coordenação do policiamento operacional da capital e do interior.

“Esse é um evento importante para a sociedade. A Polícia Militar capacita e coloca nas ruas mais homens para reforçar a segurança. Além disso, se destaca como instituição que oferece seu conhecimento para contribuir com outros estados”, afirma o secretário de Segurança Pública do Estado da Bahia, Maurício Barbosa.

Mais uma vez, a capacidade de formação da policia baiana foi aproveitada por formandos de outro estado. Os aspirantes do Mato Grosso do Sul foram formados na Academia da Polícia Militar da Bahia pelo fato de o local de origem não possuir centro de formação de oficiais. O sul mato grossense, Alexander Stein foi o primeiro da turma e gostou da qualidade da capacitação em solo baiano.
normal_1481666137whatsapp_image_20161213_at_18-52-00
“Estou muito feliz com o que aprendi aqui. Sem dúvida, voltarei para o Mato Grosso do Sul com uma gama de conhecimento fantástica para utilizar a serviço da população“, afirma.

Para a nova aspirante, Isabelle Melhor, lotada na Bahia, a formatura representa a realização de um sonho. “É algo muito especial ser da PM. Para uma mulher é sempre mais difícil. O número de vagas para o público feminino é reduzido e a concorrência acirrada, mas estou aqui para mostrar que é possível“, enfatiza.

Na cerimônia, os militares receberam a Espada, arma-símbolo do oficialato e juraram diante da Bandeira Nacional cumprir as leis e zelar pela segurança do cidadão. Para chegarem a condição de aptos para a formatura, os novos aspirantes da Turma Cel PM Antônio Guimarães cursaram por dois anos o Curso de Formação de Oficiais (CFO). Ao longo do CFO foram ministradas disciplinas como Legislação, Funcionamento de Sistema de Segurança Pública, Antropologia, Introdução ao Estudo do Direito, Direitos Humanos, abordagens, tiro policial, policiamento especializado, policiamento comunitário, entre outras.

Compartilhar