Divulgado gabarito oficial das provas objetivas do concurso da Polícia Civil

O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), antigo Cespe, da Universidade de Brasília (UnB), divulgou na noite desta segunda-feira (17) o gabarito oficial das provas objetivas do Concurso Público da Polícia Civil, da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Estado de Goiás (SSPAP). As provas objetivas e discursivas realizadas neste domingo (16) transcorreram normalmente, sem quaisquer problemas. A prova discursiva demandará mais tempo para ser corrigida. A próxima etapa do concurso será a avaliação médica que, de acordo com o cronograma do edital, está programada para os dias 17 e 18 de dezembro próximo.

Um total de 5.121 candidatos deixou de fazer as provas objetivas e discursiva. Segundo a Superintendência da Escola de Governo Henrique Santillo, da Segplan, o concurso que selecionará 280 candidatos para o cargo de Agente de Polícia Substituto e 220 candidatos para o cargo de Escrivão de Polícia Substituto teve 31.329 candidatos inscritos. A concorrência para o primeiro cargo foi de 89,54 candidatos por vaga enquanto para o segundo a concorrência foi de 28,44 candidatos por vaga.

Este é um dos vários processos seletivos que o Governo do Estado de Goiás realiza a partir deste ano para preencher um total de 3.396 vagas na Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária, aumentando o efetivo das Polícias Civil e Militar, Corpo de bombeiros e Superintendência de Defesa do Consumidor (Procon). Além do concurso para 500 agentes e escrivães, deverão ser selecionados, também, 36 profissionais para o cargo de delegado de Polícia Civil.

O edital para o concurso da Polícia Militar foi divulgado no dia 8 de setembro e visa a seleção de 2.500 profissionais, sendo 2.420 para o cargo de soldado de terceira classe e 80 cadetes. O período de inscrição teve início no dia 14 de setembro e termina no dia 6 de novembro. As provas estão previstas para 15 de janeiro (soldado) e 22 de janeiro (cadete). Este concurso da PM será regionalizado para contemplar as necessidades das populações no interior. O edital do concurso do Corpo de Bombeiros para a seleção de 250 novos profissionais também foi divulgado no dia 27 de setembro e os interessados já podem se inscrever até o dia 7 de novembro. As provas serão realizadas no dia 4 de dezembro (cadete) e 11 de dezembro (soldado).

Etapas

O concurso da Polícia Civil prevê cinco etapas para a seleção de agentes e seis para escrivães. Estes terão que fazer prova prática de digitação. Além da prova objetiva e discursiva, os candidatos passarão, em dezembro, por rigorosa avaliação médica. Esta etapa também tem caráter eliminatório e o candidato será considerado apto ou inapto. Serão chamados para esta avaliação aqueles que conseguirem as melhores notas na prova discursiva. A avaliação vai aferir se o candidato goza de boa saúde física e psíquica para suportar os exercícios a que será submetido durante o curso de formação profissional e para desempenhar as atividades próprias de agentes e escrivães de polícia.
Os candidatos terão que apresentar exames laboratoriais e outros complementares.

Depois da avaliação médica em dezembro, os candidatos terão que se preparar para a avaliação de aptidão física que, conforme o cronograma do edital, será realizada nos dias 4 e 5 de fevereiro de 2017. Nessa avaliação, os candidatos serão submetidos a testes estáticos de barra, testes de impulsão horizontal e teste de corrida de 12 minutos. Considerados aptos, os candidatos passam à próxima etapa, que compreende o exame psicotécnico, que visa avaliar a capacidade de concentração, entre outras condições. Este exame será aplicado no dia 5 de março.

A prova prática de digitação para os candidatos a escrivães está prevista para o dia 12 de março. No período de 11 a 17 de abril, os candidatos deverão entregar a documentação para a avaliação da vida pregressa e a investigação social. Nessa fase do concurso, serão avaliadas a conduta irrepreensível e a idoneidade moral do candidato, condições necessárias à investidura no cargo. Os candidatos irão preencher uma Ficha de Informações Confidenciais (FIC), cujos dados serão devidamente checados. Aos candidatos que se declararam com deficiência será exigida perícia médica, no dia 16 de abril. O resultado dessa perícia será anunciado no dia 23 de maio.
Após a divulgação do resultado final do concurso, que não terá cadastro de reserva, os candidatos selecionados participarão de formação específica, devendo assumir os respectivos cargos ainda no primeiro semestre de 2017.

Compartilhar