Divulgadas as datas do curso de formação do concurso da Polícia Civil

O Curso de Formação, segunda etapa do concurso da Polícia Civil do Tocantins, vai começar no dia 12 de setembro. A data doi divulgada pelo governo do estado em edital publicado nesta sexta-feira (12). Nesta primeira etapa, serão convocados os aprovados nos cargos de delegado, médico legista e perito criminal.

Conforme o documento, os candidatos terão uma semana, de 22 a 26 de agosto, para reunir a documentação exigida e efetuar a matrícula. Ela deve ser feita na sede da Academia da Polícia Civil (Acadepol), que fica na quadra 804 Sul, alameda 7, lote 1, das 8 às 18h.

O curso terá uma duração de 45 dias, com carga horária de 560 horas aulas. O término está marcado para o dia 26 de outubro. As aulas serão ministradas nos períodos matutino, vespertino e noturno, com possibilidade de incluir fins de semana e feriados.

Serão aulas teóricas e práticas, que englobarão, dentre outras, técnicas de tiro, defesa pessoal, combate em ambiente confinado e estágios supervisionados em unidades da Secretaria de Segurança Pública.

Segundo o Estado, além do curso de formação, compõe a segunda etapa do concurso uma investigação criminal e social dos candidatos, os quais poderão ser excluídos do certame caso sejam considerados contraindicados (não recomendados). A investigação social e a criminal podem se estender até a homologação final do concurso.

O curso terá outra etapa, quando serão chamados os candidatos a agente de polícia e necrotomia, escrivão e papiloscopista. As datas ainda não foram divulgadas.

O concurso da Polícia Civil foi lançado no início de 2014 e as provas aconteceram em junho do mesmo ano. Foram oferecidas 515 vagas para os cargos de delegado, agente, escrivão, papiloscopista, agente de necrotomia, médico legista e perito criminal. Mais de 16 mil candidatos fizeram as provas da primeira fase.

Compartilhar